sexta-feira, 9 de maio de 2008

Africa que comunicação?

Para o continente da África bantu que ainda vive a opressão de várias formas, desde que foi encontrada pelos europeus e hoje pelo processo desigual da comunicação, a Pedagogia do Oprimido pode inspirar uma pedagogia da comunicação, enquanto processo de libertação. Pelos meios eletrônicos, a Comunicação Massa assume a função de professor consumo. É o processo de globalização com suas vantagens e desvantagens. Consciente do sentido ambíguo e o desafio que aponta para o terceiro mundo, na sua dimensão planetária de “aldeia global”, onde a comunicação é autoridade ilimitada que favorece o mais forte (Lukamba, 2001), a proposta tenta a hipótese de uma aproximação cultural no actual cenário da diversificação ou homogeneização. Pergunta-se sobre que comunicação fazer diante da despersonalização com se debatem os africanos, depois de cinco séculos de dominação prolongada em várias guerras civis no continente? Ou ainda, de que maneira a comunicação e os meios de comunicação, no actual cenário, podem aliar-se ao desenvolvimento, utopia da vida, em África?

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