O que caracteriza o folclore é:É tradicional: vem se transmitindo de geração a geração. Oral: é transmitido pela palavra falada. Anônimo, não tem autoria, é atribuído a ninguém. Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer. Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato. Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites. Espontaneidade: não é oficial nem institucionalizado. O estudo do Folclore em comunicação está ligado ao nome e contribuição de Luiz Beltrão, numa opção voltada para o homem excluído do cenário comunicacional. Beltrão, segundo de Melo, ao fenômeno da cultura popular que se afigura como veiculo de difusão de informações ou opiniões e sistematizou a Folkcomunicação que é uma disciplina científica que tem como objectivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. Costuma-se classificar o pensamento de Luiz Beltrão dividido em dois blocos. O primeiro, ligado à área da teoria do jornalismo, na qual busca sistematizar a produção do discurso jornalístico exercido na imprensa sobre os públicos. O seguinte, mais relacionado à teoria da comunicação, ligado à comunicação popular, resultado da marginalização a que a sociedade política submete a maioria dos cidadãos. A Folkcomunicação caracteriza-se pela utilização de meios artesanais de difusão simbólica para expressar em linguagem popular mensagens previamente veiculadas pela indústria cultural. Esta era, pelo menos a compreensão original de Luiz Beltrão, que a situava como processo de intermediação entre a cultura das elites (erudita ou missiva) e a cultura das classes trabalhadoras (rurais e suburbanas) ou dos marginalizados (grupos mantidos econômica, social e culturalmente à margem das instituições hegemônicas) (Marques de Melo, 1998:1). Ela situa-se a Folkcomunicação entre o Folclore (resgate e interpretação da cultura popular) e a Comunicação de Massa (difusão de símbolos através dos veículos mecânicos ou eletrônicos destinados a audiências anônimas, heterogêneas e dispersas).
domingo, 18 de maio de 2008
Folclore e comunicação africana
O que caracteriza o folclore é:É tradicional: vem se transmitindo de geração a geração. Oral: é transmitido pela palavra falada. Anônimo, não tem autoria, é atribuído a ninguém. Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer. Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato. Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites. Espontaneidade: não é oficial nem institucionalizado. O estudo do Folclore em comunicação está ligado ao nome e contribuição de Luiz Beltrão, numa opção voltada para o homem excluído do cenário comunicacional. Beltrão, segundo de Melo, ao fenômeno da cultura popular que se afigura como veiculo de difusão de informações ou opiniões e sistematizou a Folkcomunicação que é uma disciplina científica que tem como objectivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. Costuma-se classificar o pensamento de Luiz Beltrão dividido em dois blocos. O primeiro, ligado à área da teoria do jornalismo, na qual busca sistematizar a produção do discurso jornalístico exercido na imprensa sobre os públicos. O seguinte, mais relacionado à teoria da comunicação, ligado à comunicação popular, resultado da marginalização a que a sociedade política submete a maioria dos cidadãos. A Folkcomunicação caracteriza-se pela utilização de meios artesanais de difusão simbólica para expressar em linguagem popular mensagens previamente veiculadas pela indústria cultural. Esta era, pelo menos a compreensão original de Luiz Beltrão, que a situava como processo de intermediação entre a cultura das elites (erudita ou missiva) e a cultura das classes trabalhadoras (rurais e suburbanas) ou dos marginalizados (grupos mantidos econômica, social e culturalmente à margem das instituições hegemônicas) (Marques de Melo, 1998:1). Ela situa-se a Folkcomunicação entre o Folclore (resgate e interpretação da cultura popular) e a Comunicação de Massa (difusão de símbolos através dos veículos mecânicos ou eletrônicos destinados a audiências anônimas, heterogêneas e dispersas).
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