segunda-feira, 6 de abril de 2009

Opinião pública

Opinião pública parte do processo de comunicação, porquanto pode ser entendida como um dos efeitos ao nível da comunicação colectiva, pressupondo para tanto a existência de um estímulo, mensagem ou conteúdo de significados, produzido ou emitido por alguém, e captado pelo todo ou por parte da sociedade. Por essa razão, torna-se mister reexaminar a questão da comunicação, do ponto de vista dos chamados modelos de comunicação que caracterizam os respectivos processos.
O processo de comunicação como um evento é dele que resulta pública, é decorre o fluxo na sociedade, a partir de estímulos deliberados, e cujo significado depende, necessariamente, da capacidade de que dispõe o meio social para descodificá-lo.
Ora se comunicação é, acima de tudo, interacção, ou o processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo, estabelecendo a dinâmica social e se opinião pública resulta desse processo como um eleito de participação dos indivíduos na sociedade, claro está que o papel do “decodificador”, enquanto intérprete e influenciar as opiniões é que vai determinar o género da manifestação de todo o conjunto.
Neste sentido e sob esse ponto de vista, pode-se dizer que opinião pública é entendida como uma resultante do processo de comunicação evidencia uma vulnerabilidade de “manipulação’ que propositadamente ou não, ela pode acabar se transformando, mercê de sua natureza e características, num poderoso instrumento de poder.
Do Livro de Tupã Gomes Corrêa. OPINIÃO PÚBLICA, os bastidores da acção politica, Global, S.Paulo 1988
A partir desta abordagem análise a opinião publica no contexto social de Angola

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