segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pedagogia da Comunicação

CASOS APRESENTADOS AOS ALUNOS PARA APRECIAÇÃO E ANÁLISE DOS MIDIAS
1º CASO
O Senhor Pedro é casado há 20 anos com a senhora Mariquinha. O casamento trouxe à luz a Luana de 15 anos e Dino de 16 anos. O menino e a menina estão matriculados no Colégio Nossa Senhora do Monte, na cidade do Huambo aberto ao público. Ele, para ajudar a família criou em sua casa uma sala multimédia, equipada com uma antena TV SAT e 4 Computadores ligados a rede.
A família aproveita os equipamentos para estar em contacto com o mundo, participando de várias alternativas na rede de computadores. A dona Mariquinha, esposa do senhor Pedro, faz as compras na Internet, valoriza muito as potencialidades que a ferramenta tanto a TV SAT como a WEB oferecem, mas defende que o serviço está a trair o convívio familiar e alguns costumes de casa. Numa discussão em que quase levou pancada, Mariquinha foi acusada pelo marido de retrógrada e mesquinha e ela nunca mais falou do assunto.
Apesar dos investimentos que o senhor Pedro faz para ajudar os seus filhos não tem encontrado tempo de participar na reunião de pais na escola onde os filhos estão matriculados. Agastado com a situação, o director da escola marcou uma audiência com o pai porque os meninos (Dino e Luana) são acusados de serem mentores de gang que ataca os professores qualificando-os de ignorantes.
2º CASO
Em certo município, na Província do Cunene existe uma Escola Publica do IIIº Nível. O município é assistido com um sinal da Televisão Pública de Angola, Canal 1; um sinal da RNA Rádio Pública. Administração já tem instalado estruturas para pôr a funcionar um Cyber Café público para os munícipes, em breve.
Os professores queixam-se que os alunos são inquietos. Desde que a Televisão e a Rádio chegaram ao município, a escola deixou de ser um assunto. Os alunos falam só dela. Os críticos presumem que os casos de violência, na escola, tenham aumentado por conta destes meios, dizem que, com a Internet, o pior pode vir acontecer pelo que alertam a comunidade.
Diante disso, a escola busca integrar os pais no processo de ensino e aprendizagem, mas até aqui não tem obtido resultados. Os Encarregados de Educação alegam muito trabalho e se furtam em acompanhar os filhos, seja nas actividades escolares como nas reuniões de educadores. Ele dizem que tem muitas ocupações e que o tempo que lhes resta dedicam-no a acompanhar os Meios de Comunicação, para saber do que se passa no mundo.

Sem comentários: